Focando a nossa atenção nos factores socioculturais, podemos dividi-los em dois conceitos (indissociáveis): Sociedade e Cultura. Não é possível conceber uma sociedade sem cultura, assim como cultura sem sociedade.
Sociedade→ é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos, preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.
Socialização→ assimilação de hábitos características do seu grupo social, todo o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria.
Primária→ocorre na infância e na adolescência, e durante este período o indivíduo adquire competências sociais básicas.
Secundária→ocorre na vida adulta sempre que ocorre um processo de adaptação a novas situações.
Agentes de Socialização→ O processo de socialização inicia-se após o nascimento, e através, inicialmente, da família ou outros agentes próximos, da escola, dos meios de comunicação e dos grupos de referência que são compostos pelas bandas favoritas, actores, atletas, etc.
Atitude→ Predisposição intelectual que nos faz responder positiva ou negativamente em relação a um qualquer objecto social. A atitude está por detrás do comportamento, resulta do processo de socialização e possui três componentes:
Componente Cognitiva→ Todo o conjunto de razões, de argumentos, de justificações que suportam, do ponto de vista intelectual, a nossa atitude.
Componente Afectiva→ Todo o conjunto de sentimentos, emoções que nutrimos em relação ao objecto da nossa atitude.
Componente Comportamental → Predisposição para agir em relação ao objecto da nossa atitude, em função das componentes cognitiva e afectiva.
Cultura→ tudo o que é aprendido e partilhado pelos indivíduos de um determinado grupo e que confere uma identidade dentro do seu grupo de pertença. É toda a produção material e espiritual que permite a adaptação do sujeito ao meio (e vice-versa), sendo transmitido de geração em geração, de forma sistemática ou não, e caracterizando uma dada sociedade.
Padrão Cultural→ É todo um conjunto de padrões espirituais e materiais que caracterizam uma sociedade específica e pautam o comportamento dos seus indivíduos.
Relativismo Cultural→defende que o bem e o mal são relativos a cada cultura. O "bem" coincide com o que é "socialmente aprovado" numa dada cultura. Os princípios morais descrevem convenções sociais e devem ser baseados nas normas da nossa sociedade.
Etnocentrismo→ é uma atitude na qual a visão ou avaliação de um grupo social sempre seria baseada nos valores adotados pelo seu grupo, como referência, como padrão de valor. Trata-se de uma atitude discriminatória e preconceituosa.
Aculturação→ quando duas culturas diferentes são absorvidas uma pela outra formando uma nova cultura, onde essa nova cultura terá aspectos da cultura inicial e da cultura absorvida.