Portefólio de psicologia 12ºano

09
Mar 08
Na formação da história pessoal e do "Eu", há dois conjuntos de factores que são de extrema importância: os factores psicofisiológicos e os factores socioculturais.
Focando a nossa atenção nos factores socioculturais, podemos dividi-los em dois conceitos (indissociáveis): Sociedade e Cultura. Não é possível conceber uma sociedade sem cultura, assim como cultura sem sociedade.

Sociedade→ é o conjunto de pessoas que compartilham propósitos, gostos,                               preocupações e costumes, e que interagem entre si constituindo uma comunidade.
    Socialização→ assimilação de hábitos características do seu grupo social, todo                     o processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma                               comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria.
        Primária→ocorre na infância e na adolescência, e durante este período                                      o indivíduo adquire competências sociais básicas.
        Secundária→ocorre na vida adulta sempre que ocorre um processo de                                      adaptação a novas situações.
    Agentes de Socialização→ O processo de socialização inicia-se após o                               nascimento, e através, inicialmente, da família ou outros agentes próximos, da                            escola, dos meios de comunicação e dos grupos de referência que são                                       compostos pelas bandas favoritas, actores, atletas, etc.
    Atitude→ Predisposição intelectual que nos faz responder positiva ou negativamente em relação a um qualquer objecto social. A atitude está por detrás do comportamento, resulta do processo de socialização e possui três componentes:
       Componente Cognitiva→ Todo o conjunto de razões, de argumentos, de justificações que suportam, do ponto de vista intelectual, a nossa atitude.
       Componente Afectiva→ Todo o conjunto de sentimentos, emoções que nutrimos em relação ao objecto da nossa atitude.
       Componente Comportamental → Predisposição para agir em relação ao objecto da nossa atitude, em função das componentes cognitiva e afectiva.

Culturatudo o que é aprendido e partilhado pelos indivíduos de um determinado grupo e que confere uma identidade dentro do seu grupo de pertença. É toda a produção material e espiritual que permite a adaptação do sujeito ao meio (e vice-versa), sendo transmitido de geração em geração, de forma sistemática ou não, e caracterizando uma dada sociedade.
Padrão Cultural
É todo um conjunto de padrões espirituais e materiais que caracterizam uma sociedade específica e pautam o comportamento dos seus indivíduos.
Relativismo Cultural
defende que o bem e o mal são relativos a cada cultura. O "bem" coincide com o que é "socialmente aprovado" numa dada cultura. Os princípios morais descrevem convenções sociais e devem ser baseados nas normas da nossa sociedade.
Etnocentrismo é uma atitude na qual a visão ou avaliação de um grupo social sempre seria baseada nos valores adotados pelo seu grupo, como referência, como padrão de valor. Trata-se de uma atitude discriminatória e preconceituosa. 
Aculturação quando duas culturas diferentes são absorvidas uma pela outra formando uma nova cultura, onde essa nova cultura terá aspectos da cultura inicial e da cultura absorvida.
publicado por psicologiaxxi às 16:20

comentário:
Melhor Blog de Psicologia http://www.blogpsicologos.com.br
Site de Psicologia a 4 de Dezembro de 2016 às 15:18

Março 2008
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


arquivos
2008

2007

Música
PsicologiaXXI
Relógio: