Portefólio de psicologia 12ºano

06
Dez 07

Sistema Nervoso:

Sistema Nervoso Central 

 

Ao Sistema Nervoso Central cabe a coordenação das principais funções do comportamento humano e é constituído por duas estruturas, correspondentes aos órgãos efectores

  • Espinal-medula - Funções
  • Encéfalo - Divisão

Ao Sistema Nervoso Central cabem as principais funções do comportamento humano e é constituído por duas estruturas:

  • Encéfalo
  • Espinal-medula

Espinal Medula:

A espinal Medula (ou medula espinal) é formada por um tubo cilíndrico (1 cm de diâmetro e 50 cm de comprimento) sendo alojada ao longo da coluna onde se encontra protegida pelas vértebras. O seu interior tem cor cinzenta e o exterior é branco

Tem duas funções:

  • Transmissão de sinais -  é responsável pela condução de e para o encéfalo.
    Recebe os sinais dos órgãos dos sentidos e dos músculos transmitindo-os ao cérebro. No sentido inverso, o cérebro envia para a medula, através dos axónios, ordens referentes à movimentação de músculos. Assim uma lesão na espinal medula pode causar a incapacidade de controlar o funcionamento das pernas, braços, os intestinos ou a bexiga.)
  • Actividade reflexa - refere-se ao mecanismo que permite uma resposta motora (não consciente) a um estímulo. Tal acontece no caso de um estímulo que provoque a dor em que a resposta é anterior à chegada da informação ao cérebro e consequente tomada de consciência. A esta resposta dá-se o nome de reflexo e caracteriza-se por ser uma resposta rápida, instantânea e automática a um estímulo.

A espinal-medula é ligada ao Encéfalo pelo Bolbo Raquidiano, sendo as comunicações entre a medula, cérebro e cerebelo asseguradas pelo tronco cerebral que estabelece a transmissão de informações através dos pedúnculos (feixes de fibras nervosas). Estes elementos de ligação constituem o encéfalo posterior


Encéfalo:

Encéfalo e é composto por um conjunto de elementos que podemos agrupar em três secções de acordo com a sua localização na caixa craniana:



O Encéfalo Posterior ou Metencéfalo é constituído por:

1- Bolbo (ou bulbo) raquidiano
É o prolongamento da parte superior da espinal-medula estabelecendo a ligação ao encéfalo. Ao contrário do cerebelo e do cérebro possui um cor branca no exterior sendo cinzento por dentro.

 Tem funções semelhantes à medula como centro de actividade reflexa e condutor de informações:

  • Recebe informações dos sentidos situados na cabeça
  • Fornece impulsos de controlo motor dos músculos da cabeça
  • Intervém nas funções ligadas à preservação da vida como o ritmo respiratório, cardíaco e o sono.

2- Cerebelo - Com um formato semelhante ao cérebro é no entanto 10 vezes mais pequeno. Tal como o cérebro é constituído por dois hemisférios ligados entre sí na parte inferior. 

  • Controla a coordenação e aprendizagem de movimentos.
  • Responsável pela manutenção do equilíbrio e postura do corpo.
  • Ligado aos actos motores complexos e rápidos (ex. tocar piano)

Lesões no cerebelo resultam em perda de equilíbrio e descoordenação de movimentos.


3- Protuberância - É o local de passagem de fibras nervosas que unem os diferentes níveis do sistema nervoso central

 Encéfalo Médio ou Mesencéfalo está localizado ao longo do tronco cerebral, desde o bolbo raquidiano ao tálamo, sendo a parte mais pequena do encéfalo e constitui o núcleo activador do sistema auditivo e visual. Algumas regiões desta estrutura estão envolvidas no controlo dos movimentos dos olhos, enquanto que outras estão envolvidas no controlo motor dos músculos esqueléticos

 A principal estrutura do Encéfalo Médio é designada por Sistema Activador Reticular  (S.A.R. ou Sistema Reticular Activante) 
É constituído por uma fina rede de nervos que despertam as diversas áreas do cérebro, de modo a executarem as funções a que estão destinadas.

Funções do S.A.R.:

  • Selecciona as mensagens a serem analisadas pelo cérebro
  • Alertar o cérebro
  • Responsável pelo estado de vigília / sono
  • Responsável pelas situações de atenção / distracção

A lesão do S.A.R. causa um estado de coma permanente

O cérebro constitui a unidade mais volumosa do Encéfalo (4/5 do encéfalo) e possui dois hemisférios (direito e esquerdo) unidos pelo corpo caloso. Esta ligação é feita por um faixa de fibras que estabelece a comunicação dos hemisférios. A superfície dos hemisférios está coberta pelo córtex cerebral, composto por neurónios

Cada hemisfério controla a metade oposta do corpo humano - assim a mão esquerda é controlada pelo hemisfério direito.
Por outro lado algumas funções e capacidades intelectuais parecem estar localizadas em hemisférios específicos, o que levou ao estabelecimento a diversas tentativas de mapeamento do cérebro. Contudo é pela interligação dos dois hemisférios que o funcionamento cerebral se estabelece de forma harmoniosa. A quebra da sua ligação leva a que os hemisférios operem independentemente, surgindo disfunções como a dislexia.

O córtex está dividido em quatro zonas - os lobos cerebrais (existindo um por cada hemisfério do cérebro):

  • Frontal - área motora
  • Temporal - área auditiva
  • Parietal - área sensorial ou somatossensorial
  • Occipital - área visual

A zona pré-frontal do córtex corresponde à área do pensamento e resolução de problemas.

  Os lobos são semelhantes entre si distinguindo-se em cada um deles, dois tipos de áreas:

  1. Primárias - áreas de projecção sensorial ou motoras. Actuam como centros de recepção de informação sensorial antes de serem organizadas ou como centros de transmissão de ordens motoras. Correspondem a 25% do córtex
  2. Secundárias - áreas de associação que coordenam e integram a informação recebidas nas áreas primárias. Estão ligadas a processos mentais, abstractas como as áreas de Broca e Wernicke.Correspondem a 75% do córtex.

O Encéfalo Anterior ou Protencéfalo é composto pelo Tálamo, Hipotálamo, Sistema Límbico (situados entre os hemisférios cerebrais e encéfalo médio) bem como pelo Cérebro.

O Tálamo, situado acima do tronco cerebral, distribui e processa as informações motoras e sensoriais destinadas ao córtex cerebral. As comunicações do córtex para o cerebelo ou para o bolbo raquidiano passam igualmente pelo hipotálamo. Estará ainda envolvido na regulação dos níveis de atenção de algumas experiências sensoriais e emoções

O Hipotálamo regula a actividade autónoma e a secreção hormonal através da glândula pituitária.Possui conexões importantes com o tálamo, o encéfalo médio e com as áreas corticais envolvidas no processamento das informações do sistema autónomo. Assim regula funções biológicas básicas como a fome, sede, excitação sexual, temperatura corporal, bem como agressividade instintiva e circulação sanguínea.

O Sistema límbico é composto por um grupo complexo de áreas corticais e de nódulos sub-corticais que trocam informações através do conjunto de feixes de associação. Os seus componentes constituem o cérebro das emoções. As lesões neste sistema provocam respostas emocionais invulgares, como a amnésia (no caso do hipocampo). Constituem o sistema límbico:

  • 1. Hipocampo - está envolvido nos processos de:
  • o Aprendizagem
  • o Memória (nos estádios iniciais de memorização)
  • o Emoção
  • o Coordenação das acções dos sistemas autónomo e endócrino
  • 2. Amígdala - está relacionada com a memória, a emoção e a agressividade.
    A sua estimulação eléctrica causa no homem medo e ansiedade. Em experiências com macacos a sua ablação tornou os animais dóceis.
  • 3. Septo
  • 4. Bolbo olfactivo

O Cérebro é a estrutura principal do encéfalo ocupando a maior parte do volume da caixa craniana, constituída por dois hemisférios

Neurónios:


Neurónio- célula nervosa, responsável pelo transporte de oxigénio.
Existem neurónios de diversos tipos de modo a corresponderem a diferentes funções

  • Efectores ou motores
  • Conexão
  • Receptores ou Sensoriais

Informação retirada de: http://psicologia2007.blog.com/

publicado por psicologiaxxi às 21:38

Dezembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


arquivos
2008

2007

Música
PsicologiaXXI
Relógio: