Portefólio de psicologia 12ºano

06
Dez 07

O Neurónio:

 

O Neurónio é a célula do sistema nervoso responsável pela condução do impulso nervoso. Há cerca de 100 milhares de milhão de neurónios no sistema nervoso humano. O neurónio é constituído pelas seguintes partes: corpo celular (onde se encontra o núcleo celular), dendrites, axónio e telodendrite .

O neurónio pode ser considerado a unidade básica da estrutura do cérebro e do sistema nervoso. A membrana exterior de um neurónio toma a forma de vários ramos extensos chamados dendrites ou dendrites , que recebem sinais eléctricos de outros neurónios , e de uma estrutura a que se chama um axónio que envia sinais eléctricos a outros neurónios . O espaço entre a dendrite de um neurónio e o axónio de outro é o que se chama uma sinapse: os sinais são transportados através das sinapses por uma variedade de substâncias químicas chamadas neurotransmissores . O córtex cerebral é um tecido fino composto essencialmente por uma rede de neurónios densamente interligados tal que nenhum neurónio está a mais do que algumas sinapses de distância de qualquer outro neurónio .

Os neurónios recebem continuamente impulsos nas sinapses das suas dendrites vindos de milhares de outras células. Os impulsos geram ondas de corrente eléctrica excitadora ou inibitória; cada uma num sentido diferente) através do corpo da célula até a uma zona chamada a zona de disparo, no começo do axónio . É aí que as correntes atravessam a membrana celular para o espaço extracelular e que a diferença de voltagem que se forma na membrana determina se o neurónio dispara ou não.

Imagem:Complete neuron cell diagram pt.svg

Os neurónios caracterizam-se pelos processos que conduzem impulsos nervosos para o corpo e do corpo para a célula nervosa. Os impulsos nervosos são reações físicoquímicas que se verificam nas superfícies dos neurónios e seus processos. Reações semelhantes ocorrem em muitos outros tipos de células mas elas são mais notáveis nos neurónios , cujos caracteres estruturais se destinam a facilitar a transmissão dos impulsos a grandes distâncias. A cromatina nuclear é escassa, enquanto que o nucléolo é muito proeminente. O DNA está presente na cromatina sexual, que é maior em neurónios de indivíduos do sexo feminino. A substância cromidial no citoplasma é chamada de substância de Nissl. À microscopia eletrônica mostra-se disposta em tubos estreitos recobertos de finos grânulos. Estudos histoquímicos e outros demostraram-na constituída de nucleoproteínas. Estas nucleoproteínas diminuem durante a atividade celular intensa e durante a cromatólise que se segue à secção de axônios.

Existem três tipos de neurónios: sensitivos, motores e conectores. O neurónio sensitivo leva a mensagem do receptor (órgão dos sentidos) até à medula espinal ou ao cérebro. O neurónio motor transmite aos músculos ou glândulas a ordem do cérebro ou da medula. O neurónio conector conduz os impulsos entre os neurónios sensitivos e os neurónios motores.

publicado por psicologiaxxi às 21:30

Dezembro 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


arquivos
2008

2007

Música
PsicologiaXXI
Relógio: